ENSINO MÉDIO

A proposta educacional do Colégio JM é centrada no aluno, pois acreditamos que o educando é um ser humano que deve ser respeitado em suas diferenças e estimulado para tornar-se proativo. O aluno é o centro da sua própria aprendizagem.

Por isso, somos uma escola em transformação. Percebemos os estudantes como seres humanos singulares, que aprendem por processos e ritmos distintos, e que se esforçam para acomodar essas diferenças. Para isso, ​possibilitamos um ambiente tranquilo com salas e espaços comuns que os levem ao aprendizado, a socialização e os despertem para projetos que estimulem a participação​, entre eles: Salvando o Meio Ambiente; Musicalizando; Líder em Mim e os encontros de filosofia, Café e Sofia. Além disso, para o terceiro ano do ensino médio, existem as aulas de HAC, ou seja habilidades de Alta Complexidade, que são aulas especiais e gratuitas que servem para ajudar os alunos ainda mais a se prepararem para o ingresso nos melhores vestibulares.tc.

PERCURSOS PARA O APRENDIZADO

Tendo em vista que o maior objetivo da escola é manter um ensino voltado para o crescimento pessoal do educando, garantimos uma interação e participação dos pais. Nesse âmbito, nossa equipe (família) estará disponível e próxima ao aluno para criar oportunidades de interação e sugestões para sanar dúvidas. Para isso, disponibilizamos os funcionários do atendimento e o contato com a Direção e Coordenação via ​ClassApp ​(aplicativo utilizado para comunicação imediata família – escola).

A coordenação está sempre disponível para atender aos pais.

Com essas medidas acreditamos conseguir intervir prontamente e positivamente para solucionar qualquer dificuldade.

Contamos com professores altamente capacitados e em constantes atualizações e, aliado a isso, damos continuidade da aplicação do projeto socioemocional: “Líder em Mim” – um programa mundialmente reconhecido, com resultados comprovados que trabalha paradigmas mentais e a vivência dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o que desenvolve no aluno uma autonomia e interesse em conhecer e estabelecer conexões para seu aprendizado. Ou seja, não ensinamos apenas os conteúdos programáticos, ensinamos valores sólidos que os alunos levarão para toda a vida.

Em nossas metas para o ano oferecemos estratégias para ampliar o conhecimento do educando, inserindo-o quando necessário, em momentos de revisão das aulas acompanhados pelos professores, promovendo um envolvimento com o conhecimento teórico. Além disso, oferecemos plantões de dúvidas de todas as disciplinas no período da tarde, sem custo adicional.

UM NOVO OLHAR SOBRE VELHOS PARADIGMAS

Não somos especificamente uma escola inclusiva, mas estamos atentos a todos os tipos de inclusão para atendê-los e mediá-los no processo de aprendizagem. As experiências vividas em uma escola marcam a vida do estudante, por isso, procuramos desempenhar a nossa função de desenvolver educandos mais críticos para conviver e formar uma sociedade mais humana e justa. Nós realmente cuidamos de todos os alunos.

TECNOLOGIA COMO ALIADA DA EDUCAÇÃO

Na era das novas tecnologias da informação e comunicação, precisamos utilizar os recursos tecnológicos a favor do processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos diversas ferramentas computacionais que estimulam a aprendizagem ativa do estudante.

Um dos softwares que utilizamos é a plataforma “Imaginie”, nesta plataforma é possível que o aluno redija redações que serão corrigidas seguindo os mesmos critérios do ENEM e grandes vestibulares. O aluno recebe um relatório detalhado do seu rendimento. Desde o 6º ano nossos alunos já começam o treinamento para melhoria da sua escrita.

Outro aplicativo que utilizamos é o software de apoio pedagógico “Plurall”. Nessa plataforma o aluno pode realizar as tarefas de casa e ainda assistir vídeo aulas explicativas de todos os exercícios da apostila. São ferramentas muito úteis.